Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Representantes do MEC realizam conferências na abertura do Encontro Regional de Ensino a Distância
Representantes do MEC realizam conferências na abertura do Encontro Regional de Ensino a Distância
28/11/2003 11:59:38
por Coordenadoria de Comunicação Social

O desafio de educar e educar-se a distância é grande, por isso o Ministério da Educação estabelece referenciais de qualidade de Educação a Distância (EaD). Tendo isso em vista a Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio de sua Divisão de Ensino a Distância, está realizando desde ontem (27/11), em Cáceres, o Encontro Regional de Ensino a Distância.

Na abertura do encontro os representantes do MEC, Carmem Moreira de Castro Neves e Rubens de Oliveira Martins, realizaram as conferências Políticas Públicas em EaD na Visão do Governo Federal e Cenário Atual das Políticas de EaD para Cursos Superiores, respectivamente. Eles apresentaram a clara intenção do atual governo em investir na educação a distância e nas novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira.

Até amanhã (29/11), o encontro buscará integrar as universidades do Centro-oeste pela prática do Ensino a Distância; discutir e problematizar os limites, alcances e dificuldades sob a ótica sócio-econômica-cultural da Instituição no que tange à essa modalidade de ensino; debater novos rumos dos cursos em EaD diante da perspectiva do atual governo e criar e difundir novos rumos regionais em Educação a Distância nos parâmetros das novas tecnologias.

Estão participando do evento professores das redes pública e particular de ensino, acadêmicos da Unemat que fazem cursos de EaD, secretários de educação de municípios atendidos pela Instituição, coordenadores dos Centros de Ensino a Distância da Universidade e demais membros da comunidade acadêmica.

EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA- A principal base das práticas de qualidade nos projetos e processos de educação superior é garantir continuamente melhorias na criação, aperfeiçoamento, divulgação de conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e profissionais que contribuam para superar os problemas regionais, nacionais e internacionais e para o desenvolvimento sustentável dos seres humanos, sem exclusões, nas comunidades e ambientes em que vivem. Espera-se que essa base de qualidade apresente-se também em cursos de graduação a distância.

Essa forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação, foi enfatizada pela representante do MEC em sua conferência.

“As instituições brasileiras precisam investir na educação, se não for na modalidade presencial que seja a distância, porque senão os outros países irão entrar no nosso mercado e isso não é bom porque eles não irão respeitar nossa cultura”, informou a representante do MEC, acrescentando que vida, trabalho e educação têm que ser mediados pela tecnologia, pois o analfabeto digital é um tipo de analfabeto crescente no país, e tecnologia hoje não é luxo, é necessidade.

Estiveram presentes na abertura o reitor da Unemat, Taisir Karim, os pró-reitores de Ensino de Graduação, Maria Helena Rodrigues Paes, e de Pesquisa e Pós-graduação, Laudemir Luiz Zart, o coordenador do evento, José Humberto Pinto, a superintendente de desenvolvimento da Secretaria de Estado de Educação, Mônica Agripina Botelho, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime, Ilma Crisoste Barbosa, a gestora administrativa da Divisão de Ensino a Distância da Unemat, Rosalva Pereira de Alencar, além de professores da UFMT, e universidades Federal de Goiás e Estadual de Mato do Sul.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24695 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada